Pequeno comparativo das tarifas dos ônibus municipais em São Paulo com uma linha interestadual.
A conclusão é chocante: se considerarmos o tempo empregado no trajeto, na cidade custa para o passageiro muito mais que na estrada!
A propósito: onde estão as planilhas dos custos municipais para os cidadãos verem???
Busão interestadual (SP - Rio do Sul):
R$ 111,47 (http://www.catarinense.net/pt/, 19 de Junho de 2013)
700 km rodados
12h de trajeto
Busão paulistano:
R$ 3,20 (http://sptrans.com.br)
30 km rodados
2h de trajeto
Normalização 1 - por kilometragem:
Interestadual = R$ 0,16/km rodado
Municipal = R$ 0,11/km rodado
Parace justo. Ou não?
É razoável supor que o custo da empresa dependa não só do trajeto percorrido, mas também do tempo dispensado nele (afinal, é proporcional ao tempo do trajeto que o são pagos os motoristas, e o combustível é queimado - mesmo no trânsito parado):
Normalização 2 - por kilometragem e tempo gasto:
Interestadual = R$ 0,013/km rodado/hora no trajeto
Municipal = R$ 0,053/km rodado/hora no trajeto
0,053/0,013 ~ 4 !!!
Para nos locomovermos dentro da cidade pagamos 4x mais do que para sair dela.
Se uma empresa intermunicipal consegue ser bem remunerada com essa taxa, para onde vão os
R$ 0,040/km rodado/hora no trajeto??
E olha que estou comparando com um ônibus com um ônibus com AR-CONDICIONADO, poltronas estofadas em que NINGUÉM VAI EM PÉ.
Só faltam colocar a culpa no pobre do cobrador...
PS: Eu sei que essa conta está muito longe de representar os reais custos do transporte. Mas enquanto ninguém me apresenta uma planilha das empresas de ônibus, eu fico com essa.
A conclusão é chocante: se considerarmos o tempo empregado no trajeto, na cidade custa para o passageiro muito mais que na estrada!
A propósito: onde estão as planilhas dos custos municipais para os cidadãos verem???
Busão interestadual (SP - Rio do Sul):
R$ 111,47 (http://www.catarinense.net/pt/, 19 de Junho de 2013)
700 km rodados
12h de trajeto
Busão paulistano:
R$ 3,20 (http://sptrans.com.br)
30 km rodados
2h de trajeto
Normalização 1 - por kilometragem:
Interestadual = R$ 0,16/km rodado
Municipal = R$ 0,11/km rodado
Parace justo. Ou não?
É razoável supor que o custo da empresa dependa não só do trajeto percorrido, mas também do tempo dispensado nele (afinal, é proporcional ao tempo do trajeto que o são pagos os motoristas, e o combustível é queimado - mesmo no trânsito parado):
Normalização 2 - por kilometragem e tempo gasto:
Interestadual = R$ 0,013/km rodado/hora no trajeto
Municipal = R$ 0,053/km rodado/hora no trajeto
0,053/0,013 ~ 4 !!!
Para nos locomovermos dentro da cidade pagamos 4x mais do que para sair dela.
Se uma empresa intermunicipal consegue ser bem remunerada com essa taxa, para onde vão os
R$ 0,040/km rodado/hora no trajeto??
E olha que estou comparando com um ônibus com um ônibus com AR-CONDICIONADO, poltronas estofadas em que NINGUÉM VAI EM PÉ.
Só faltam colocar a culpa no pobre do cobrador...
PS: Eu sei que essa conta está muito longe de representar os reais custos do transporte. Mas enquanto ninguém me apresenta uma planilha das empresas de ônibus, eu fico com essa.
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