Foto: Reprodução/Trânsito + Gentil / Porto Seguro
Ocupar os dois lados da escada e ficar parado, no entanto, tem sido a maneira apontada por pesquisas como a mais eficiente no escoamento dos passageiros para dentro ou para fora das estações.
A experiência mais recente foi feita em 2016, pelo metrô de Londres. O teste foi feito na estação Holborn, uma das que têm maior fluxo de passageiros na cidade - 56 milhões de pessoas por ano - e escadas rolantes de mais de 23 metros de altura.
Os pesquisadores pediram para que os passageiros ficassem parados lado a lado nas escadas durante o horário de pico para estabelecer comparações. A conclusão foi de que, em estações com escadas com mais de 18,5 metros de extensão, o lado deixado sem uso causa congestionamento e filas na base da escada.
Um estudo anterior feito na mesma estação em 2015 mostra que ficar parado em ambos os lados reduz o congestionamento na estação em cerca de 30%, segundo o “The New York Times”.
Quais são as razões para não andar na escada rolante
Segurança -- Escadas
rolantes se movem por um motivo - para nos poupar de subi-las. Andar
nelas aumenta o risco de que alguém se machuque, seja você ou quem vem
atrás.
Economia de tempo no horário de pico -- A consultoria
à qual o metrô londrino recorreu para calcular a forma mais eficiente
de subir as escadas para todos os passageiros descobriu que subir a
escada andando levava 26 segundos, enquanto ficar parado consumia 40
segundos.
No entanto, o tempo total - quanto
tempo era necessário esperar para subir a escada e para chegar ao fim
dela - diminuía muito quando todos ficavam parados ao usar a escada
rolante.
Quem anda ‘desperdiça’ espaço -- O
experimento verificou que passageiros que ficam parados à direita
costumam ocupar um degrau sim e outro não, segundo relata o artigo do “New York Times”.
Quem se movimenta “consome” mais espaço, três degraus por pessoa. Isso
torna o escoamento total de pessoas mais lento, embora algumas delas
consigam subir mais rápido.
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