6 de nov. de 2018

O modelo de desenvolvimento dos 4 dumpings da China: meio ambiente, trabalho, câmbio e patentes

Numa história “suja” sobre o desenvolvimento da China poderíamos dizer que foram usados 4 tipos de dumpings para conquistar mercados no mundo: cambial, ambiental, trabalhista e marcas e patentes. Me lembro de uma foto de um acidente com duas land rovers na China, uma original e outro “de marca local”, não se podia de dizer qual era qual (https://en.wikipedia.org/wiki/Landwind_X7). Inúmeros processos correm hj nos Estados Unidos sobre espionagem industrial praticada por empresas chinesas em relação a empresas americanas. As falsificações de Chinatown são conhecidas. Os chineses simplesmente replicaram técnicas usadas no passado por Japão, Taiwan e Coreia; ou indo mais além Suíça e Alemanha. Na questão ambiental houve total descaso na parte energética, especialmente em reação à queima de carvão em termoelétricas e produção de aço. Ainda hoje os aeroportos da China chegam a fechar por conta de falta de visibilidade devido à poluição. O câmbio ultra competitivo foi uma estratégia da China desde o início dos 90; conquistaram o mundo com seus produtos super baratos e “competitivos”. Em termos trabalhistas nunca houve regulação forte e proteção ao trabalho por lá.

Hoje a China já é a maioria economia do mundo (medida em paridade do poder de compra). Tem amplo domínio tecnológico e já apresenta consistentes aumentos salariais. A China aprendeu a fazer as coisas que o mundo gosta e já caminha inclusive para domínio de tecnologias mais high tech. Os 4 dumpings, os subsídios e protecionismo do governo chinês catapultaram seu sistema produtivo para o nível mundial. No momento essas estratégias já são quase desnecessárias e a China já pode “chutar a escada” e defender o liberalismo; como aliás tem feito e já avisa os EUA de Trump de protecionistas!

PS: Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dumping

Nenhum comentário: